Os peelings químicos são amplamente utilizados como recurso no clareamento de manchas faciais e/ou corporais, assim como nos tratamentos de rejuvenescimento facial.
A palavra peeling significa descamar, o ácido em contato com a pele promove essa descamação, que leva ao clareamento de manchas e também ao rejuvenescimento, já que induz o surgimento de novas fibras de colágeno.
Tipos de peeling:
- Peeling superficial: Sua ação ocorre na camada córnea da epiderme, sendo excelente para clarear manchas, marcas de acne ou rugas superficiais;
- Peeling médio: Sua ação ocorre na derme papilar, excelente para tratar acne e rugas mais profundas;
- Peeling profundo: Sua ação ocorre na derme reticular, sendo indicado para manchas de sol mais profundas e peles mais danificadas.
Importante: Os Peelings médio e profundo podem ser executados somente por Médico Dermatologista.
Para que servem os Peelings:
- Renovação das camadas da pele, dando um aspecto mais jovial;
- Eliminar rugas e linhas de expressão;
- Melhora da oleosidade da pele;
- Melhora das cicatrizes de acne;
- Redução das manchas de sol e idade;
Tipos de ácidos usados no peeling químico:
Para cada tipo de queixa e fototipo, deve ser utilizado um ácido ou uma combinação de ácidos, com concentrações especificas.
No geral para peles com acne e oleosa, o peeling com ácido salicílico tem sempre uma excelente resposta. Este ácido atinge a camada superficial da pele e ajuda a controlar a oleosidade, além de combater a acne, e também reduz rugas finas e manchas.
O ácido retinóico é muito utilizado em dermocosméticos por ter resultados satisfatórios no clareamento de Melasma, e também como poderoso rejuvenescedor.
Ácido azelaico 20% é um excelente ativo para tratar acne em pacientes com a pele sensível, rosácea e Melasma.
Cuidados pós peeling
É normal a pele ficar sensível após um peeling químico, por isso, é recomendado evitar exposição ao sol, utilizar filtro solar de 4h em 4h, usar cremes hidratantes, para manter a pele integra e saudável.
O uso de um sabonete neutro é indispensável, para evitar irritação da pele.
Como trabalhar com peelings de forma segura?
Antes de tudo, estude! A única maneira de trabalhar com peeling químico sem medo é, dominando a técnica, entendendo como cada tipo de ácido age em contato com cada fototipo cutâneo, e como fazer a escolha do ácido para cada queixa.
Tudo isso é necessário, para que a profissional não coloque em risco a integridade física da paciente, e entregue sempre o melhor resultado.
Quando você estuda, você sobe mais um degrau, coloca em prática, e vai dominando cada vez mais o que no inicio parecia impossível, você vai perceber que não precisa ter medo, e sim estudar!
Quer aprofundar mais os estudos sobre este tema tão desafiador?
Entre para minha turma do curso de Peeling Químico sem mistérios.
Curso completo para você vencer o medo e dominar a técnica mais procurada nas clinicas estéticas.
Super beijos.
Dra Deise Leite.