O Brasil é o 3° maior consumidor no setor da estética, um mercado promissor e que cresce a passos largos, mesmo diante da grave crise econômica que atingiu o setor de serviços e comércio durante a
pandemia.
De acordo com levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos), o setor da estética, cresceu 5,8% em 2021, mesmo com a pandemia, e deve continuar em
crescimento em 2022.
Mercado Promissor, você está preparada?
O setor da estética é uma grande oportunidade para empreender, já que se trata de um mercado cheio de vantagens, como por exemplo, a alta demanda tanto do público feminino, como do masculino, além do leque de opções de serviços e produtos que podem ser mesclados, alavancando os lucros.
Mas, é também uma área repleta de desafios, ponto crucial que deve ser dominado pela empreendedora para que tenha sucesso. Mas será que a maioria das profissionais estão preparadas para empreender na estética?
Irei abordar sobre isto neste artigo. Espero te ajudar a enfrentar os principais desafios ao empreender na estética e assim ter muito sucesso.
Falta de preparo para administrar e alta concorrência do setor.
Para a profissional que se forma na área da estética, onde temos as mais diversas formações, elas se deparam de cara com estes dois primeiros grandes desafios ao empreenderem.
A alta concorrência no mercado, já que no final de 2019 já somavam mais de 500 mil clínicas de estética e
salões de beleza em funcionamento no país.
Sendo assim, a concorrência é acirrada, agora imagina este cenário somado a total falta de habilidade em
administrar seu negócio, além do amadorismo em desenvolver estratégias de Marketing.
Isso pode levar ao fechamento rápido de qualquer empreendimento, mesmo da mais qualificada
profissional do setor.
O maior erro ao empreender no setor da estética é, acreditar que somente ser qualificada na área basta para que sua clínica tenha sucesso.
Para manter uma clínica de estética prospera é preciso muito mais que ciência e produtos de saúde de primeira linha. Afinal, empreender envolve a parte estrutural, finanças, tecnologia e Marketing, além de
muita determinação e estratégias para que sua clínica cresça saudável.
Sobre a alta concorrência no setor, o principal caminho para empreender na estética hoje é, focar em
estratégias de Marketing Digital, e posicionamento da sua imagem, principalmente com o crescimento
das mídias sociais, o posicionamento e uso de Marketing de conteúdo bem trabalhados é o que te diferencia da concorrência e ajuda a atrair mais clientes.
Porém, é imprescindível se manter atualizado ao mercado como um todo, participando ativamente de
congressos, capacitações e inovações do setor.
Porém estes são apenas alguns dos principais desafios ao empreender na estética. Atualização e visão
estratégica de Marketing são essenciais para a profissional que deseja se manter em crescimento, e
aproveitar ao máximo um setor tão promissor.
Então se você é uma profissional da estética e quer aprofundar este tema, te convido a me seguir nos meus canais, onde eu abordo a fundo sobre minha vivência de mais de 15 anos como empreendedora no setor de estética.
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Super beijos.
Dra.: Deise Leite.